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Comunicação transparente: o desafio de Sidônio

Comunicação transparente: o desafio de Sidônio

Noticia por RED
13/01/2025 12:06 • Atualizado em 13/01/2025 12:08
Comunicação transparente: o desafio de Sidônio

Por RUDOLFO LAGO* do Correio da Manhã

Nas conversas anteriores ao aceite para ser o secretário de Comunicação da Presidência, o publicitário Sidônio Palmeira perguntou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Qual é o seu horizonte na Presidência? Dois anos ou seis?” Se o horizonte for dois anos, ponderou Sidônio, não é preciso fazer nada de novo: dois anos o mandado conquistado já garante. Mas se o horizonte for estar de fato competitivo para um segundo mandato, ponderou, então há diversas coisas a serem mudadas. Sidônio já começou a fazer mudanças na prática. E os vídeos nos quais o próprio Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentem taxação do PIX já fazem parte da nova estratégia. Falas claras, dirigidas diretamente às pessoas.

 

Sem taxa

No vídeo de Lula, ele aparece no Palácio do Planalto usando um casaco do Corinthians. Faz, então, um PIX de pouco mais de R$ 1 mil para “ajudar as finanças” do seu time de coração. E demonstra ali, claramente, que nenhuma taxa adicional foi cobrada na operação.

 

Além do Palácio

Há um problema sério, porém, que Sidônio já identificou, como ele mesmo declarou, e precisa resolver. Não é só a comunicação do Planalto que é ruim. É ruim em todo o governo. E se ela não for integrada e aperfeiçoada, o governo seguirá apanhando.

 

Site de empresa que gere mais de R$ 5 bi é exemplo

Na comunicação, empresa de Pimentel é fantasma | Foto: Instagram

 

 

Um exemplo veemente dos problemas de comunicação pode ser acessado no endereço emgea.gov.br. Trata-se do site da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), presidida pelo ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel e vinculada ao Ministério da Fazenda.Ela gerencia mais de R$ 5 bilhões decorrentes do Fundo de Compensações de Variações Salariais (FCVS). Além da gestão dos seus próprios ativos, ela também propõe soluções para terceiros. Como a Emgea faz isso? O que ela faz com os recursos que administra? Como isso retorna para a União? As ferramentas de comunicação da empresa estão longe de responder.

 

Sem contatos

A Emgea não tem sequer uma assessoria de comunicação. Se tem, não há nenhum telefone de contato ou e-mail no site. A página tem apenas um e-mail da sua ouvidoria que está desativado. Remete a uma resposta automática que recomenda contato com o Fala.BR.

 

Sem telefone

O único telefone disponível no site é um número de 0800. A última notícia publicada no site data do dia 31 de janeiro de 2023, ou seja de um mês somente depois do início do atual governo. Com uma declaração ainda do presidente anterior, Rodrigo Brandão.

 

Transparência

Tudo parece levar a crer que não há um interesse real em tornar pública e transparente a atividade de uma empresa estatal que gerencia R$ 5 bilhões. Alguém poderia argumentar que a empresa não está interessada nos meios tradicionais de comunicação.

 

Redes sociais

O que já seria um erro. Mas a Emgea não está também nas redes sociais. O Correio Político encontrou apenas um perfil, identificado como “não oficial”, no Facebook. Mas nunca foi feita uma postagem sequer nele. No Instagram, é mencionada em outros perfis.

 

 

 

*Rudolfo Lago é jornalista do Correio da Manhã / Brasília, foi editor do site Congresso em Foco e é diretor da Consultoria Imagem e Credibilidade

 

Publicado originalmente no Correio da Manhã

Foto de capa: No lugar de Pimenta, Sidônio terá trabalho |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

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