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Conservadores dominam anúncios pagos na Meta e gastam 3,3 vezes mais que progressistas, diz estudo
Conservadores dominam anúncios pagos na Meta e gastam 3,3 vezes mais que progressistas, diz estudo
Brasil Paralelo lidera ranking de conteúdos impulsionados no Facebook e Instagram, segundo levantamento
Matéria assinada por Joelmir Tavares, na Folha de São Paulo, informa que a Brasil Paralelo, produtora de conteúdo com foco na direita, ocupa o topo do ranking de maiores anunciantes no Facebook e Instagram, de acordo com um levantamento realizado pelo projeto Brief, ligado à Quid, organização da sociedade civil. A pesquisa analisou os dados disponibilizados pela Meta, empresa dona das duas plataformas, entre agosto de 2020 e agosto de 2024, revelando uma disparidade significativa nos investimentos publicitários entre grupos ideológicos no Brasil.
O estudo mostra que os 20 maiores anunciantes conservadores investiram 3,3 vezes mais recursos do que os progressistas no período analisado. O gasto total dos conservadores foi de R$ 33,8 milhões, enquanto os progressistas aplicaram R$ 10,3 milhões. As páginas de centro, por sua vez, gastaram R$ 1,8 milhão.
O Brasil Paralelo, com R$ 26,6 milhões e 75.391 anúncios, foi o maior investidor individual, superando até grandes empresas como a Ambev e a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, que ocuparam a segunda e terceira posições no ranking geral, respectivamente. A Revista Oeste, também com uma linha conservadora, ficou em segundo lugar entre os maiores anunciantes do setor, com R$ 4,3 milhões em anúncios.
O levantamento revela que, enquanto os anunciantes conservadores tendem a impulsionar um grande número de conteúdos com pequenas variações para testar e otimizar os resultados, os grupos progressistas tendem a concentrar seus anúncios em temas específicos, o que pode limitar seu impacto em comparação com os adversários ideológicos.
A pesquisa foi coordenada pelo cientista social Ricardo Borges Martins, que destaca a maior sofisticação das estratégias adotadas pelos conservadores. Segundo ele, eles têm demonstrado maior compreensão da dinâmica das redes sociais, aproveitando os algoritmos de maneira eficaz para maximizar a visibilidade de seus conteúdos.
Entre os 20 maiores anunciantes, destacam-se ainda organizações como o Greenpeace Brasil, que ficou em terceiro lugar com R$ 4,1 milhões, e o Instituto Conhecimento Liberta (ICL), com R$ 1,8 milhão. O levantamento não incluiu partidos políticos e governos, focando apenas em páginas de “sociedade”, como ONGs e veículos de mídia.
A Brasil Paralelo, em resposta ao estudo, defendeu sua atuação, enfatizando que seu conteúdo se baseia na defesa da democracia, da verdade e de um debate aberto. A empresa rechaçou as acusações de promover uma visão extremista e criticou a ideologia do projeto Brief, que, segundo eles, busca exercer uma “tese de poder” a partir de uma perspectiva progressista.
Maiores anunciantes na biblioteca de anúncios da Meta (2020-2024):
1º – Brasil Paralelo – R$ 26,6 milhões – 75.391 anúncios
2º – Revista Oeste – R$ 4,3 milhões – 2.194 anúncios
3º – Greenpeace Brasil – R$ 4,1 milhões – 5.879 anúncios
4º – Instituto Conhecimento Liberta (ICL) – R$ 1,8 milhão – 6.109 anúncios
5º – Ranking dos Políticos – R$ 1,3 milhão – 1.324 anúncios
6º – Paulo Guedes – R$ 789,7 mil – 212 anúncios
7º – Vai Lá e Vota – R$ 769,8 mil – 71 anúncios
8º – Oxfam Brasil – R$ 759,2 mil – 4.106 anúncios
9º – Safernet Brasil – R$ 754,4 mil – 114 anúncios
10º – Todos pela Educação – R$ 694,2 mil – 379 anúncios
Divisão de gastos entre os 20 maiores anunciantes:
- R$ 33,8 milhões: conservadores
- R$ 10,3 milhões: progressistas
- R$ 1,8 milhão: centro
Fonte: Dados da biblioteca de anúncios da Meta (ago. 2020 a ago. 2024) tabulados pelo projeto Brief.
Leia a notícia completa na Folha de São Paulo
Foto: Cena de documentário sobre aborto da Brasil Paralelo intitulado ‘Duas Vidas’ – Reprodução/Site Brasil Paralelo
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