?>

Curtas

Com esperanças renovadas, Cuba celebra entrada no Brics+

Com esperanças renovadas, Cuba celebra entrada no Brics+

Internacional por RED
29/10/2024 17:14 • Atualizado em 29/10/2024 17:19
Com esperanças renovadas, Cuba celebra entrada no Brics+

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, comemorou na sexta-feira (25/10) a inclusão do país no Brics+, um dia após o encerramento da cúpula do bloco na Rússia.

“Cuba tem a honra de ingressar como país parceiro nos Brics, cinco letras e uma grande esperança para os países do Sul, no árduo caminho rumo a uma ordem internacional mais justa, democrática, equitativa e sustentável”, escreveu o líder cubano no X.

O chanceler cubano também se manifestou sobre a entrada do país no bloco. Bruno Rodríguez afirmou que o Brics traz esperança para que os países do Sul Global possam alcançar “uma ordem internacional mais justa”. O diplomata representou Cuba na cúpula do Brics+ deste ano.

A ampliação do grupo foi um dos principais temas da 16ª cúpula dos Brics, realizada de 22 a 24 deste mês em Kazan, Rússia. Segundo o Kremlin, após as discussões entre os integrantes, 13 países foram escolhidos para integrar o bloco. A lista final será anunciada quando todos os países convidados aceitarem o convite e iniciarem o processo de adesão ao Brics+.

Na prática, os países que ingressarem como parceiros terão uma participação mais limitada nas decisões, com a palavra final em casos de divergência sempre reservada aos membros plenos do grupo.

“Cuba, ao ser aceita como um país parceiro dos Brics, reafirma o seu interesse e compromisso em associar-se e trabalhar em conjunto com os seus membros na defesa do multilateralismo, da paz, do Direito Internacional e da construção de uma agenda de desenvolvimento e cooperação que responda às prioridades do Sul”, escreveu o ministro das Relações Exteriores cubano no X.

 

Com informações do Metróp0les.

Foto: Wu Hong Pool/AFP

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

 

 

 

 

 

Toque novamente para sair.