Curtas
Primeiro grupo de reféns do Hamas é libertado, afirma imprensa israelense
Primeiro grupo de reféns do Hamas é libertado, afirma imprensa israelense
A imprensa israelense informou que o Hamas libertou nesta sexta-feira (24) o primeiro grupo de reféns após o acordo entre as partes que prevê uma trégua de quatro dias no conflito na região.O grupo, que estava sob poder do Hamas em Gaza, tinha sido sequestrado nos ataques do grupo terrorista ao sul de Israel de 7 de outubro. O acordo também prevê que prisioneiros palestinos em Israel sejam libertados.
Neste primeiro grupo libertado, há 13 mulheres e crianças, todas israelenses, que foram entregues por membros do Hamas a agentes da ONG Cruz Vermelha, que coordenou o resgate.
As reféns atravessaram a fronteira entre Gaza e o Egito pela cidade de Rafah, a mesma por onde brasileiros que estavam no território palestino cruzaram há pouco mais de dez dias. Já no Egito, em um local não divulgado, helicópteros do Exército Israel aguardavam para levá-las de volta ao país. O governo de Israel disse que, além de militares, os helicópteros levaram também médicos e especialistas em comunicação com reféns, que fariam o primeiro contato com as reféns libertados.
Nos próximos dias, mais reféns serão libertados. O acordo prevê que o Hamas solte mais de 50 reféns, em troca da trégua temporária nos ataques, que começou na madrugada desta sexta, e da soltura de prisioneiros palestinos, que já estavam detidos antes de a guerra começar.
Um primeiro grupo de 39 presos, entre eles adolescentes, deve ser solto ainda nesta sexta. Nesta manhã, eles foram transferidos de diferentes presídios onde estavam, todos na Cisjordânia, e levados a um centro penitenciário da cidade de Ramala para, de lá, serem libertados.
Imagem: reprodução Globonews
Toque novamente para sair.