Secretário-geral da ONU condena ‘violações claras do direito humanitário’ em Gaza

translate

1052208-ebc_31.10.2016-9144

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou nesta terça-feira (24) perante o Conselho de Segurança as “claras violações do direito humanitário” em Gaza.

Durante o debate sobre a situação no Oriente Médio liderado pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, cujo país preside o Conselho de Segurança em outubro, Guterres afirmou que “nenhuma das partes em conflito está acima do direito humanitário internacional”.

O chefe da ONU também exigiu um “cessar-fogo humanitário imediato” para aliviar o “sofrimento épico” da população de Gaza, que neste fim de semana começou a receber ajuda humanitária, “uma gota em um oceano de necessidades”, lembrou.

Desde os ataques do grupo palestino Hamas, em 7 de outubro, em território israelense, que provocaram cerca de 1.400 mortos, a maioria civis, e cerca de 200 reféns, o Exército israelense sitiou e bombardeou a Faixa de Gaza, o que provocou, segundo as autoridades locais, a morte de mais de 5.000 pessoas, incluindo mais de 2.000 crianças.


Foto: Wilson Dias/Arquivo da Agência Brasil

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático