Exército já identificou suspeitos de facilitar furto de 21 metralhadoras de quartel

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
furto-metralhadoras-militares-aquartelados

O blog da Andréia Sadi revelou que o Exército já identificou suspeitos de facilitarem o sumiço de 21 metralhadoras de grosso calibre de dentro do quartel militar em Barueri, notícia divulgada na última sexta-feira (13).

Ainda segundo a coluna, as investigações militares estão afunilando cada vez mais a lista de pessoas que podem estar envolvidas no “sumiço” das armas, e todos os militares que tinham a função de fiscalização ou controle serão responsabilizado e cumprirão punições disciplinares em breve.

Está sendo apurada a participação de três militares na separação das armas no galpão de descarte, transporte no carro em um local já definindo e deslocamento até a entrega. Suspeita de terem sido cooptados pelo crime organizado.

A jornalista ainda afirma que, segundo fontes, esses militares envolvidos já receberam os formulários de transgressão para realizarem sua defesa, e outras diligências ocorrem para apurar, responsabilizar, punir e resgatar as armas.

O arsenal trata-se de 13 metralhadoras calibre .50 – conhecidas por terem poder de fogo e alcance para derrubar até aeronaves – e de outras 8 metralhadoras de calibre 7.62, também de longo alcance.

Segundo o Instituto Sou da Paz, entidade sem fins lucrativos que faz estudos sobre armas e segurança pública, a situação é grave e preocupante, pois, para efeitos comparativos, entre janeiro de 2015 a março de 2020, 27 armas do Exército foram roubadas, furtadas ou desviadas no Brasil. Ou seja, um único episódio de Barueri se equipara a quase a some de outros em cinco anos, com o agravante de serem armas mais potentes.


Imagens: reprodução TV Globo

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress