Curtas
Linha de trem privatizada, em São Paulo, segue sem funcionar
Linha de trem privatizada, em São Paulo, segue sem funcionar
A linha de trem 9 – Esmeralda, privatizada e operada pela concessionária Via Mobilidade, em São Paulo, segue causando transtornos para os usuários na manhã desta quarta-feira (4). A falha começou na tarde de ontem (3), com uma pane elétrica por volta das 14h. Quem estava nos vagões precisou caminhar pelos trilhos.
Segundo assessoria de imprensa da Via Mobilidade, foram acionados 70 ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) para atender os passageiros. As filas para acessar esse transporte davam voltas nos quarteirões, muitas vezes com espera de horas.
Em nota, a empresa diz que o “trabalho de manutenção envolve cinco frentes de trabalho formadas por cerca de 70 colaboradores, que priorizam a solução do problema para que a linha possa operar normalmente o quanto antes”.
A falha ocorreu depois de o governador Tarcísio de Freitas criticar a greve e exaltar as privatizações. “O que está disponível para o cidadão? Linha 4, que está com a iniciativa privatizada, a Linha 5, a Linha 8, a Linha, que está com a iniciativa privada. O protesto é contra a privatização”, ironizou.
Desde que a Linha 9 passou a ser administrada pela Via Mobilidade, foram registradas, em média, três vezes mais problemas do que quando era operada pela estatal, a CPTM.
No dia seguinte à greve de metroviários e ferroviários contra privatizações, as linhas operadas pelo Metrô e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que são estatizadas, funcionam normalmente.
Foto: Divulgação Via Mobilidade
Toque novamente para sair.