Brasil terá onda de calor nos próximos dias e temperaturas podem chegar a 45°C

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
calor1709a-768x577

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma onda de calor excepcional nos próximas dias em grande parte do Brasil. As temperaturas devem variar entre 40 a 45°C e quebrar o recorde para o mês de setembro. A situação pode causar perigo a saúde, alerta a previsão.

O mesmo alerta também foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) válido desta segunda-feira, 18, até sexta-feira, 22.

No início desta semana, o Centro-Oeste e o Sudeste já devem registrar bastante calor devido a uma massa de ar quente, mas as temperaturas devem aumentar na segunda metade da semana. A MetSul afirma que os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão podem registrar registrar 40°C ou mais.

As marcas de 43°C a 45°C devem ser registradas também no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, em regiões do Pantanal e próximas do Paraguai. Os picos de calor estão previstos para acontecer entre o final desta semana e o início da próxima.

As temperaturas previstas podem superar o recorde histórico no Brasil. Em novembro de 2020, a cidade de Nova Maringá, no Mato Grosso, registrou em 44,8°C, maior temperatura já registrada no país.

De acordo com o mapa da MetSul, o Rio Grande do Sul é o único estado fora da onda de calor. A previsão é de tempestade e acúmulo de chuva com risco para inundação na segunda e terça-feira até o momento.

Como se proteger?

As altas temperaturas oferecem risco para a saúde. De acordo com o alerta, não existem estatísticas que contabilizam mortes relacionadas ao calor extremo e poucos estudos são feitos sobre o assunto. Para se proteger,

  • beba bastante líquidos, principalmente água;
  • use roupas folgadas e leves;
  • proteja-se contra queimadas solares com protetor solar, chapéu e óculos de sol;
  • não fique em carro estacionado no sol;
  • fique atento a medicamentos que possam afetar a capacidade do corpo de se manter hidratado ou dissipar calor;
  • evite esforço físico nas horas mais quentes;

Foto: MetSul.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress