Curtas
Ricardo Salles vira réu por exportação de madeira ilegal
Ricardo Salles vira réu por exportação de madeira ilegal
O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) se tornou réu na segunda-feira, 28, nas investigações que apuram exportação de madeira ilegal. O caso aconteceu quando ainda era ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro. Salles é acusado de dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e aceita pela 4° Vara Federal Criminal do Pará. O inquérito aponta a existência de um esquema que facilitava o contrabando de produtos florestais.
Junto com o ex-ministro, o ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Eduardo Bim e outras 20 pessoas, entre servidores públicos e agentes madeireiros, também foram denunciados por corrupção passiva, crimes contra a flora e organização criminosa.
“A mais alta cúpula do Ministério do Meio Ambiente e a alta direção do Ibama manipularam pareceres normativos e editaram documentos para, em prejuízo do interesse público primário, beneficiar um conjunto de empresas madeireiras e empresas de exportação que tiveram cargas de madeira apreendidas nos Estados Unidos”, destacou a investigação.
No processo, a 4° Vara Federal Criminal do Pará ressaltou que Ricardo Salles não deve ter foro privilegiado no caso. A Justiça argumenta que mesmo que exerça o mandato de deputado com foto, as investigações não têm relação com o exercício do cargo.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Comunicação e Mídia
Toque novamente para sair.