?>

Curtas

Líder quilombola Bernadete Pacífico é assassinada na Bahia

Líder quilombola Bernadete Pacífico é assassinada na Bahia

Geral por RED
18/08/2023 09:44
Líder quilombola Bernadete Pacífico é assassinada na Bahia

Liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região Metropolitana de Salvador, a Yalorixá Maria Bernadete Pacífico foi executada na noite dessa quinta-feira (17), dentro de um terreiro no município. Bernardete também era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

De acordo com os primeiros relatos, divulgados pelo perfil de Bernadete nas redes sociais, a quilombola estava sentada em um sofá, dentro do terreiro, quando quatro homens armados entraram e começaram a disparar. Ela morreu no local. O motivo seria disputa fundiária que envolvia o Quilombo Pitanga dos Palmares.

Em 2017, Flavio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, filho de Bernadete, foi executado com dez tiros, em frente à Escola Centro Comunitário Nova Esperança, em Pitanga dos Palmares, a duas quadras da casa de sua mãe.

Há dois meses Bernadete alertou que ela e outras lideranças do Quilombo Pitanga dos Palmares sofriam ameaças de morte, que viriam de grupos ligados à especulação imobiliária em Salvador, segundo a líder quilombola.

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, lamentou o assassinato. “Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação.”

Nas redes sociais, Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos, confirmou o assassinato e afirmou que uma equipe da pasta será enviada até Simões Filho “imediatamente” para acompanhar o caso.


Imagem: reprodução Instagram

Toque novamente para sair.