?>

Opinião

Para que República?

Para que República?

Artigo por RED
15/11/2022 05:00 • Atualizado em 16/11/2022 09:50
Para que República?

De JAIRO BOLTER*

Neste dia 15, comemoramos a Proclamação da República, e nós da ADUFRGS-Sindical daremos o melhor de nós para conservá-la.

Em uma República, o poder tem origem em um grupo de cidadãos que delega esse poder a um elemento designado Chefe de Estado ou Presidente da República. A eleição de um Presidente da República é feita através do voto direto dos cidadãos. No âmbito de uma república, a função de presidente é exercida durante um período de tempo limitado, sendo que só podem exercer durante um número também limitado de mandatos.

Mais do que nunca se faz necessária a união da república e da democracia. Enquanto a república é uma organização política que utiliza conceitos que vêm dos pensamentos democráticos, a democracia não é algo palpável, mas sim um conjunto de ideias que podem ou não ser aplicadas em regimes políticos.

Ocorre que para a democracia ser de fato democrática ela deve ser republicana para que se proporcione a boa política. Esta boa política se pratica quando reunimos os seguintes componentes: democracia, república, direito individual e o bem-estar comum.

Para pacificar o País é necessário ter a democracia como um estilo de vida, uma forma de viver, com seus conceitos para além da prática do campo político partidário. Para que o Brasil tome o caminho do desenvolvimento econômico e social é preciso que a sociedade trilhe o caminho da democracia. De uma República Democrática de Direito.

Para que República? Para que tenhamos um Brasil onde os cidadãos sejam educados para a democracia, na democracia. Sem esquecer o espírito republicano, que significa aprender a gostar da coisa pública, do bem comum social.


*Presidente da ADUFRGS-Sindical.

Imagem – reprodução oficial.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.