?>

Curtas

Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical realizará debate e atração cultural

Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical realizará debate e atração cultural

Noticia por RED
28/11/2022 07:30
Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical realizará debate e atração cultural

Neste ano, no Novembro Negro, que marca a luta de combate ao racismo, a ADUFRGS-Sindical realiza um debate, dia 29, com o tema No Brasil, lugar de negro e negra realmente é onde quiser? com a participação de personalidades negras de diferentes áreas de atuação.  O debate também será transmitido ao vivo pelo YouTube do sindicato.

Já no dia 30, tem atração cultural com o cantor Richard Serraria. As atividades iniciam às 19h, na sede social do sindicato, na rua Barão do Amazonas, 1581. A  entrada é franca.

Confira a programação:

29/11 – Debate No Brasil, lugar de negro e negra realmente é onde quiser? – 19h

Debatedores

1 – Paulo Brum – Arquiteto

Arquiteto pela UniRitter. Profissional com experiência adquirida na área de consultoria de Gestão em Design para Projetos Culturais e Turísticos junto às instituições como SEBRAE – NACIONAL, SENAC, Ministério do Turismo e secretarias de municípios do Rio Grande do Sul desde 2003, atua também como designer elaborando arquitetura comercial e sinalização para desenvolvimento do turismo e varejo no Brasil e na América Latina. Diretor da Trama Design, é curador de arte no espaço Galeria MASCATE, empreendedor do pub Casamata e faz parte do Lappus – Laboratório de Políticas Públicas e Sociais. Tem atuação docente em Processo Criativo na Faculdade de Design da Unisinos.

É consultor de processos criativos, design thinking e empreendedorismo.

2 – André Chaves – Advogado e Procurador do Município de Porto Alegre

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), mestre em Direito pela mesma Universidade, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Larga experiência na Advocacia Pública e Privada, com ênfase em Direito Administrativo e Processual Civil. É advogado militante, sócio fundador de Chaves, Rudnicki & Pinto Advogados Associados e também Procurador do Município de Porto Alegre.

3- Volnei Tavares – Médico Internista

Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS. Médico Internista formado pela Famed/UFRGS. Trabalhei como Educador Social na FASC atuando no Abrigo Municipal Ingá Brita com meninos e meninas em situação de Rua ou cumprindo medidas socioeducativas. Autor do livro ” O primeiro estupro – a morte de minha alma. Fragmentos. O qual aborda a questão da violência sexual contra crianças.

Atualmente, trabalha na UTI do Hospital Fêmina GHC e do Hospital Santa Ana.

4 – Sandra de Deus – Jornalista, professora e pesquisadora Fabico UFRGS

Professora e pesquisadora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico), doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestre em Extensão Rural, especialista em Pensamento Político Brasileiro e graduada em Jornalismo pela UFSM. Foi pró-reitora de Extensão da UFRGS entre setembro de 2008 e setembro de 2020 e secretária de Comunicação da Universidade entre 2004 e 2008. Presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) em 2012 e 2013.

5 – Mariana R. Gama Sato – Farmacêutica-Bioquímica e professora adjunta do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRGS e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Química.

Farmacêutica-Bioquímica pela USP de Ribeirão Preto e Licenciada em Química pela Univesp. Doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química da UNICAMP, com estágio de doutoramento na Brigham Young University, em Utah- Estados Unidos. Foi pesquisadora FAPESP de pós-doutorado do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP.

Professora adjunta do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRGS e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Química (nível Mestrado) na mesma instituição.

Tem experiência em Química Analítica, nas áreas de cromatografia líquida, separações bidimensionais e sistemas miniaturizados de análise, e preparo de amostras.

6 – Isis Garcia– Secretária de Combate ao Racismo CUT/RS. Bancária, diretora da Fetrafi/RS, Secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS.

30/11 – Atividade cultural – 19h

Projeto artístico Sopaporki com Richard Serraria – Performance que retumba poesia com o grave e inconfundível som do grande tambor negro gaúcho.

Richard Serraria – Compositor, cantor e poeta brasileiro. É graduado em Letras pela UFRGS, mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade, ex-professor universitário e agitador cultural na cena de Porto Alegre.

Panelafro – Experiência gastronômica com Luana Duarte Teles

Luana Duarte Teles – Graduada em Gastronomia e mestrado em Nutrição e Alimentos pela UNISINOS. Atualmente é coordenadora e professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia na UFCSPA, onde atua no Grupo de Estudos Afro-brasileiros e na Comissão Especial de Verificação das Autodeclarações Étnico-Raciais. Membro da Rede de Mulheres Negras para uma Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (REDESSAN). Desenvolve ações e tem interesse nas áreas de alimentação afro-brasileira e indígena, mulheres negras na Gastronomia e ingresso e permanência de estudantes negros na universidade.


Com informações do site da ADUFRGS.

Imagem – reprodução.

Toque novamente para sair.