?>

Curtas

STF confirma Luiz Carlos Hauly na vaga de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados

STF confirma Luiz Carlos Hauly na vaga de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados

Politica por RED
10/06/2023 12:49 • Atualizado em 10/06/2023 12:51
STF confirma Luiz Carlos Hauly na vaga de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na noite de sexta-feira, 09, para diplomar o suplente Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) na vaga de Deltan Dallagnol, do mesmo partido, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por violar a Lei da Ficha Limpa. A vaga seria ocupada por um deputado do Partido Liberal (PL), mas o Podemos recorreu da decisão.

Com a cassação de Dallagnol, o Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR) definiu a recontagem dos votos e indicou que Itamar Paim (PL) deveria ocupar a vaga porque nenhum outro candidato do Podemos atingiu o quociente de votação nominal mínimo. O partido e o suplente Luiz Carlos Hauly recorreram, afirmando que a decisão viola um entendimento do STF nos casos em que o candidato tem o registro negado após a eleição. Nesta situação, não há exigência do quociente para os suplentes.

O STF definiu então, por 6 votos a 3, que a vaga de Deltan Dallagnol deve ser ocupada pelo seu suplente, Luiz Carlos Hauly. Votaram a favor os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso e a ministra Cármen Lúcia. Divergiram os ministros Edson Fachin e Luiz Fux e a ministra Rosa Weber.


Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô

Toque novamente para sair.