?>

Curtas

PSOL decide apoiar governo Lula

PSOL decide apoiar governo Lula

Politica por RED
17/12/2022 20:02

Boulos acredita que que o partido deve disputar internamente os espaços para puxar a agenda do país para a esquerda.

O grupo interno liderado pelo deputado federal eleito Guilherme Boulos saiu vencedor em duas votações no Diretório Nacional do PSOL neste sábado (17). Com isso, o partido decide por apoiar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), formando sua base de sustentação no Congresso.

O grupo liderado pela deputada federal Sâmia Bomfim defendia que a sigla permanecesse independente em relação ao governo federal, para assim, segundo ela, ter maior liberdade para tratar das pautas mais sensíveis da esquerda, como Direitos Humanos.

Boulos disse à Folha que foi “uma decisão política madura e acertada do partido. Havia aqueles que defendiam uma posição de independência, no sentido de não compor a base, e venceu a posição de compor a base do governo Lula para poder contribuir na derrota do bolsonarismo e na reconstrução do Brasil”.

Já Sâmia afirma que “discordo da tese de que saí derrotada. Estou, na verdade, bem satisfeita de que saiu a resolução explícita sobre não ter cargos, ter afastamento e não falar em nome do PSOL se alguém tiver cargo. Porque isso é o fundamental para a independência”.

O PSOL decidiu que apoiará o presidente eleito no Congresso, “observando as orientações políticas a seguir, quando mantidas as condições políticas para essa composição”.

Toque novamente para sair.