?>

Curtas

ATUALIZAÇÃO: PRF descumpre ordem do TSE e faz mais de 500 operações contra ônibus de eleitores; Moraes afirma que eleitores não foram impedidos de votar

ATUALIZAÇÃO: PRF descumpre ordem do TSE e faz mais de 500 operações contra ônibus de eleitores; Moraes afirma que eleitores não foram impedidos de votar

Eleições 2022 por RED
30/10/2022 14:56 • Atualizado em 30/10/2022 16:57

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizou neste domingo (30), dia da votação do segundo turno, pelo menos 514 operações de fiscalização contra veículos fazendo transporte público de eleitores.

O número de manifestações consta em controle interno da PRF. A notícia foi publicada inicialmente pelo jornal “Folha de S. Paulo”. A TV Globo confirmou as informações.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou em coletiva de imprensa na tarde deste domingo, que nenhuma das operações de fiscalização de ônibus de eleitores impediu que as pessoas registrassem seus votos.

Segundo Moraes, “em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores até a seção eleitoral. Mas, em nenhum caso, impediu os eleitores de chegarem às suas seções eleitorais”. Além disso, ressaltou que há a necessidade de estender o horário de votação.

As operações realizadas pela PRF serão analisadas individualmente.

No sábado (29), o presidente do TSE, proibiu que a PRF realizasse qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores no domingo, para não atrapalhar a votação.

Diante de relatos de que as operações estavam ocorrendo, em especial no Nordeste, Moraes intimou o diretor da PRF, Silvinei Vasques, a interromper imediatamente as ações de fiscalização. Silvinei prestou depoimento no início da tarde deste domingo.

Matéria originalmente publicada no G1 aqui e aqui

Atualizado às 16h57

Toque novamente para sair.