?>

Notícia

Posse de Lula: tudo que você precisa saber sobre o dia histórico

Posse de Lula: tudo que você precisa saber sobre o dia histórico

Politica por RED
31/12/2022 16:00 • Atualizado em 02/01/2023 09:05
Posse de Lula: tudo que você precisa saber sobre o dia histórico

De Congresso em Foco

O presidente eleito Lula (PT) toma posse neste domingo (1º), juntamente com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Após vencer a eleição mais disputada da história brasileira contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista assumirá seu terceiro mandato, algo inédito desde a redemocratização.

Mais de 300 mil pessoas são esperadas para participar da festa de posse, que contará com shows de mais de 60 artistas. A cerimônia começará às 14h30, com o tradicional desfile em carro aberto (por motivo de segurança, estuda-se a possibilidade de o deslocamento ser feito em veículo blindado), saindo da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional. Serão espalhados telões na Esplanada dos Ministérios com a transmissão ao vivo das solenidades.

Roteiro

Após chegarem ao Congresso Nacional, Lula e Alckmin participarão da sessão solene de posse presidencial, prevista para começar às 15h. Após a execução do Hino Nacional, ocorrerá a leitura e assinatura do Termo de Posse. Lula deverá se pronunciar após a assinatura, seguido pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Após a sessão, Lula e Alckmin se dirigirão para a área externa do Congresso Nacional, onde ocorrerá a cerimônia de honras militares. A previsão é de que às 16h20 o presidente saia do Congresso em direção ao Palácio do Planalto, onde subirá a rampa. Lula então receberá a faixa presidencial e discursará como presidente empossado. Como Jair Bolsonaro deixou o país, não está definido quem entregará a faixa ao presidente.

Shows

Mais de 60 artistas estão confirmados para se apresentar nos dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às cantoras que faleceram em 2022. Batizado de “Festival do Futuro”, o evento, assim como a posse, tem a coordenação da futura primeira-dama, Janja Lula. A festa começa pela manhã e deve se estender, conforme a programação, até a madrugada de segunda-feira (2).

Confira a programação:

  • 11h (Palco Elza Soares) – Espetáculo Brasília de Todos os Ritmos;
  • 12h30 (Palco Gal Costa) – Kleber Lucas e convidados;
  • 15h50 (Palco Gal) – Juliano Maderada e banda;
  • 18h30 (Palco Elza) – “Futuro Ancestral” com Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael e convidados;
  • 19h40 (Palco Gal) – “Outra Vez Cantar” com Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Flor Gil, Johnny Hooker, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e convidados;
  • 20h55 (Palco Elza) – “Amanhã Vai Ser Outro Dia” com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e convidados;
  • 22h50 (Palco Gal) – Baianasystem convida: Margareth Menezes;
  • 00h10 (Palco Elza) – Gaby Amarantos, Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo;
  • 01h10 (Palco Gal) – Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra;
  • 02h10 (Palco Gal) – Pabllo Vittar Convida: Lukinhas e Urias;
  • 03h10 (Palco Elza) – Valesca Popozuda Convida: Mc Marks e convidados.

Como chegar

Por motivos de segurança, o acesso à região da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes será limitado no dia da posse. As vias S1, S2, N1 e N2 serão interditadas, o trecho da via L4, que vai até a Esplanada também terá restrições.

Para ir à posse, o ideal é utilizar o sistema de transporte coletivo, com destino à rodoviária de Brasília. Ônibus e metrôs funcionarão com horário especial e com mais veículos para suprir a demanda. O Metrô-DF funcionará das 9h até às 2h da madrugada do dia 2, com as estações abertas para embarque e desembarque até as 22h. Após esse horário, o embarque só será possível na Estação Central, com o desembarque em todas as estações.

Para quem optar por ir de carro, o ideal é utilizar os estacionamentos no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões. Estes locais também são indicados para desembarcar de táxis e veículos de aplicativos.

O que levar

Por conta da exposição ao ar livre, os participantes devem levar protetor solar e chapéu ou boné para evitar o excesso de sol. Caso a previsão seja de chuva, o ideal é levar capa de chuva, pois objetos pontiagudos como guarda-chuvas não serão permitidos.

Para evitar transtornos, é importante levar apenas itens importantes, como documento de identificação, dinheiro trocado e cartão, caso o utilize para fazer pagamentos. A entrada será gratuita e a festa contará com uma feira gastronômica e venda de “kits da posse”, com toalhas, copo e bandana.

Água será distribuída gratuitamente em locais da festa, então o visitante pode optar por levar copos de plástico para se hidratar.

Segurança

Além dos objetos pontiagudos, será proibido acessar a área da festa com armas brancas. Também não será permitido levar barracas, tendas, cadeiras, fogos de artifício, megafones, substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou objetos que possam colocar em risco a segurança de outras pessoas.

Somente animais como cães-guia poderão acessar a área. No dia da posse, não será permitida nenhuma manifestação de cunho político contrário na região central de Brasília.

Por motivos de segurança, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará revistas pessoais utilizando detectores de metais. As vias públicas só serão liberadas após a finalização do festival, dispersão do público e avaliação técnica.

Todo o efetivo da PMDF estará mobilizado no dia da posse. A Polícia Civil do Distrito Federal atuará com 300 policiais e todas as delegacias funcionarão. Também estão previstos 250 integrantes do Corpo de Bombeiros de prontidão e efetivos do Detran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Por Caio Matos

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.