?>

Curtas

PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria

PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria

Politica por RED
11/05/2023 12:24
PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 11, a 11ª fase da Operação Lesa Pátria. Desta vez, os alvos são suspeitos de financiar e fomentar os atos antidemocráticos dia 08 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.

De acordo com o g1, há empresários, produtores rurais e CACs (colecionadores de armas, atiradores ou caçadores esportivos) entre os alvos da nova fase da operação.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Não há mandados de prisão sendo cumpridos nesta quinta-feira.

Segundo a PF, foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$40 milhões para o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público nos atos em janeiro.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF em nota.

As investigações sendo em curso e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente. Na dez etapas anteriores, foram executados:

  • 4 mandados de prisão temporária (com prazo determinado);
  • 65 mandados de prisão preventiva (sem prazo definido);
  • 174 mandados de busca e apreensão;
  • 17 instaurações de inquérito policial.

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.