?>

Curtas

Países estrangeiros reprovam governo Bolsonaro

Países estrangeiros reprovam governo Bolsonaro

Eleições 2022 por RED
14/11/2022 10:10 • Atualizado em 14/11/2022 10:26
Países estrangeiros reprovam governo Bolsonaro

Sabatina programada para segunda-feira coloca governo brasileiro como alvo de uma série de críticas e manifestações de repúdio. 

O governo de Jair Bolsonaro (PL) sofrerá uma série de críticas e manifestações de repúdio por parte de diversas potências ocidentais durante sabatina de avaliação realizada na Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o jornalista Jamil Chade, em artigo publicado no UOL, documentos submetidos à ONU e ao governo brasileiro mostram uma sinalização de reprovação internacional da gestão que se encerra em breve.

Entre os pontos de questionamento, estão temas como a proteção da Amazônia, situação indígena, violência contra a mulher, ataques contra o movimento LGBT+, jornalistas e mesmo a violência política durante a eleição presidencial.

Uma das cobranças mais expressivas veio do Reino Unido, que lembrou os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips na região amazônica, a violência política e a prestação de assistência de justiça para vítimas de violência policial.

Em linhas gerais, as perguntas enviadas pelos países para a Revisão Periódica Universal realizada são consideradas uma forma diplomática de criticar Bolsonaro e tudo o que tem sido feito internamente no Brasil.

“A lista de cobranças é um atestado de óbito de um governo que sistematicamente violou os direitos humanos”, disse um diplomata.

 

Matéria publicada originalmente em GGN.

Foto – Isac Nóbrega/PR.

Toque novamente para sair.