Curtas
Novos diretores do BC devem ser primeiro teste da base no Congresso
Novos diretores do BC devem ser primeiro teste da base no Congresso
Coluna Painel lembra que mandatos dos dirigentes se encerram no final de fevereiro e substitutos precisam ser aprovados pelo Senado
Neste domingo, 12, na Folha de São Paulo, Fábio Zanini afirma que a articulação política no Palácio do Planalto está de olho na votação da aprovação dos novos diretores do BC (Banco Central). Dos 8 dirigentes da instituição, dois encerram seus mandatos no próximo dia 28 e, mesmo que a indicação dos substitutos seja feita pelo presidente da República, precisa ser aprovada pelo Senado Federal.
Segundo o colunista, a aprovação de nomes alinhados ao governo federal será importante em meio a “cruzada” com o Banco Central com relação a sua autonomia e a taxa básica de juros. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no patamar em que o país se encontra será difícil a economia crescer e gerar empregos.
A avaliação, segundo o texto da Folha, é que ” no Senado a oposição está mais organizada e chegou a entregar 32 votos a Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), para presidir a Casa”.
Foto de Roberto Campos Neto, atual presidente do BC: José Cruz/Agência Brasil
Toque novamente para sair.