Curtas
Lula diz que já tem maioria dos nomes em mente, mas só anuncia ministros após diplomação
Lula diz que já tem maioria dos nomes em mente, mas só anuncia ministros após diplomação
Cerimônia está marcada para o próximo dia 12.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou com a imprensa nesta sexta-feira, 02, no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), onde está instalado o governo de transição.
Na ocasião, Lula disse que tem 80% do ministério “na cabeça”, mas que só vai anunciar os nomes após ser diplomado. A única confirmação dada por ele é a de que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) continuará no comando do PT e não será nomeada ministra.
Sobre a estrutura de seu governo, o presidente eleito explica que “a base do meu ministério será a base dos que eu tinha no segundo mandato, com uma coisa acrescida, o ministério dos povos originários. Que ainda não sei se de cara será ministério ou uma secretaria especial ligada à Presidência”.
Há especulações de que não há postos suficientes no primeiro escalão para o número de pedidos que têm sido feitos por aliados e setores da sociedade que o apoiaram. O fato é que Lula irá montar a nova formação de ministérios com base na governabilidade e não há garantia que todos os pleitos dos aliados de centro serão atendidos.
Imagem – reprodução da coletiva de imprensa.
Toque novamente para sair.