?>

Curtas

Lula anuncia Mercadante como novo presidente do BNDES e diz que vai acabar com privatizações

Lula anuncia Mercadante como novo presidente do BNDES e diz que vai acabar com privatizações

Politica por RED
13/12/2022 23:17
Lula anuncia Mercadante como novo presidente do BNDES e diz que vai acabar com privatizações

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na tarde desta terça-feira, 13, o ex-ministro e ex-senador Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social).

Em meio as especulações sobre o nome do ex-ministro para comandar o BNDES, Lula disse: “não é mais boato: o Aloizio Mercadante será presidente”.

O anúncio foi feito em ocasião do evento para encerramento das atividades dos grupos técnicos do gabinete de transição, no qual Lula estava ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), das primeiras-damas Janja e Lu Alckmin, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de ministros já indicados para seu governo e outros coordenadores da transição, como o próprio Mercadante.

Após a confirmação do nome, surgiu outra especulação: a de que a indicação de Mercadante pode pode esbarrar na Lei das Estatais, que veda “a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria, da pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Mas em nota, sua assessoria  afirma que a nomeação não fere a lei e explica que Mercadante ocupa a presidência da Fundação Perseu Abramo, que não faz parte da estrutura decisória do PT, que não exerceu função remunerada na campanha de Lula, e que “limitou-se a colaborar para a elaboração do programa de governo, função esta não abarcada nas limitações da Lei das Estatais”.

Em meio a assuntos econômicos nesta tarde, Lula ainda declarou que “vai acabar a privatização nesse país”, afirmando que seu governo não vai promover privatizações de empresas estatais e que as empresas públicas vão poder “mostrar a sua rentabilidade”.


Foto do evento – Valter Campanato/Agência Brasil.

 

Toque novamente para sair.