Curtas
Lewandowski tranca em definitivo três ações contra Lula no STF
Lewandowski tranca em definitivo três ações contra Lula no STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski trancou três processos contra o presidente Luís Inácio Lula da Silva na noite desta sexta-feira, 17. As ações já estavam suspensas desde 2021.
Os três processos tratam de suposto recebimento de propina via doações ao Instituto Lula, de suposto subornos por meio de terreno para o instituto e de tráfico de influência na compra de caças da Força Aérea Brasileira (FAB). As duas primeira foram abertas pela Operação Lava-Jato e a última pela Operação Zelotes.
Entre 2021 e 2022, o STF suspendeu estas três ações. Ontem, o ministro Lewandowski determinou o trancamento definitivo por entender que as provas utilizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) são ilícitas, não podendo haver a retomada das investigações.
“Concluo não haver cabimento para continuidade das ações penais acima examinadas, pois, considerando a imprestabilidade das provas utilizadas contra o reclamante [Lula], eivadas de vícios insanáveis, e claramente desprovidas de lastro probatório mínimo”, escreveu o ministro em sua decisão.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.