Especial
Hoje é dia de comemorar e de mirar os novos desafios
Hoje é dia de comemorar e de mirar os novos desafios
Há exatamente um ano, no dia 9 de setembro de 2022, colocamos na web o portal da RED, numa ampliação das atividades que o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito já vinha desenvolvendo nas redes sociais, desde setembro de 2019, e que se iniciaram com a realização de lives/programas de debates e entrevistas.
Com o portal, reunimos em um só local toda a produção jornalística e cultural do Comitê e da RED e a ampliamos com a publicação de textos de conteúdo analítico, com aprofundamento, sobre as temáticas gerais da democracia e das pautas imediatas da conjuntura, além da publicação de notícias curtas sobre fatos marcantes de cada dia.
Para estas publicações, além da pequena e aguerrida equipe de jornalistas profissionais que já sustentavam as atividades nas redes sociais, e que tiveram suas atividades aumentadas em proporção desigual à remuneração que recebiam ou ao tempo de trabalho voluntário dispendido, saímos em busca de colaboradores de peso para compor nossa equipe de articulistas, igualmente voluntários.
O time da RED, que pode ser conferido no Quem somos deste portal, foi acrescido de figuras de renome local, nacional e internacional.
Além da produção textual, reunimos no portal da RED os programas veiculados originalmente apenas nas redes sociais: Espaço Plural, Debates de Conjuntura Econômica e Política, Prata da Casa, Estação Gaia e Ciência Fácil. Incluímos, ainda, na plataforma da RED a produção de diversos parceiros.
Desde o mês de julho de 2023, veiculamos diariamente o programa Brasília Já, realizado pela equipe do Imagem e Credibilidade, de Brasília, com análise dos fatos e bastidores da política nacional.
Devido aos acessos internacionais e visando ampliá-los, temos hoje uma edição trilíngue, em português, inglês e espanhol, por meio da tradução automática dos artigos, método que pode, às vezes, comprometer a qualidade dos textos, mas que nos permite ampliar o alcance de nossos conteúdos sem comprometer nosso orçamento.
Além das atividades jornalísticas e dando prosseguimento a uma atividade iniciada pelo Comitê em 2017 (Seminário Alternativas para o desenvolvimento do RS), realizamos em 2022 o 3º Seminário de Desenvolvimento Regional do RS, denominado Desigualdades Regionais, Planejamento Federativo no RS – da experiência acumulada às novas perspectivas, em parceria com a FACCAT e que contou com o apoio dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional das principais universidades gaúchas. Desse seminário resultou um e-book que se encontra disponível gratuitamente no site da RED.
Temos contado com o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, ao mesmo tempo que nossas visualizações têm aumentado no Rio Grande do Sul, em diversos estados do país e até mesmo no exterior. Segundo o Google Analytics, nos últimos 90 dias, 35 mil usuários acessaram nosso portal e realizaram 90 mil visualizações de seus conteúdos. Desses acessos e visualizações, 38% foram realizados no Rio Grande do Sul, 17% em São Paulo, 8% no Rio de Janeiro e os demais se distribuíram por outros estados do Brasil. Cerca de 8% dos acessos ocorreram fora do país.
Olhar para as conquistas realizadas e os obstáculos enfrentados até aqui, nos enche de alegria e orgulho. Mas sabemos que é preciso fazer mais.
As eleições de 2024 e os novos desafios
Tendo sempre como meta a defesa da democracia e do desenvolvimento nacional autônomo, com justiça social e com respeito à natureza e à diversidade, que são os ideais do Comitê em Defesa da Democracia e da RED, sabemos da importância estratégica das eleições municipais que se realizarão no ano que vem e nos preparamos para atuar no sentido de incentivar a participação eleitoral e de esclarecer os eleitores sobre este processo político.
Nessa perspectiva, e reconhecendo a necessidade de revalorização da política, dos políticos e da participação popular, alicerces da democracia ainda hoje sob ameaça neofascista, estamos preparando uma série de atividades a serem desenvolvidas ao longo dos doze meses vindouros, até as eleições de outubro de 2024.
Além dos artigos a serem veiculados no portal da RED sobre as eleições, estamos planejando a produção de conteúdos para ampla divulgação nas redes sociais, palestras e um seminário sobre os principais problemas dos municípios e suas relações com a Federação.
Estamos em processo de reformulação de nossa plataforma, com a criação de espaços reservados para a disponibilização gratuita de livros eletrônicos de autoria de integrantes do Comitê, da equipe da RED e de demais interessados na divulgação de seus trabalhos e, ainda, de uma loja virtual para a venda de produtos literários, obras de arte, artesanatos e material de divulgação do Comitê e da RED.
Está sendo criado um sistema de incentivo ao acesso à plataforma e às redes sociais da RED, por meio da oferta de recompensas por fidelidade, com bônus para a aquisição dos produtos disponibilizados no site e por estabelecimentos parceiros, como livrarias, restaurantes, cafés, artesãos, entre outros.
Tudo isso tem sido possível devido ao apoio financeiro que temos recebido de um grupo de entidades: ADUFRGS – Sindical, CPERS-Sindicato, Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom e da CUT RS e, principalmente, de todos e todas que têm feito doações para a manutenção da RED.
Devido a esses apoios, conseguimos sobreviver até aqui de forma independente, fiéis aos ideais do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito e comprometidos com nossos leitores e leitoras.
Muito obrigado!
Toque novamente para sair.