?>

Curtas

Folha mostra Enem mais excludente e queda de participação de estudantes de escolas públicas

Folha mostra Enem mais excludente e queda de participação de estudantes de escolas públicas

Educação por RED
12/11/2022 11:50 • Atualizado em 12/11/2022 11:52
Folha mostra Enem mais excludente e queda de participação de estudantes de escolas públicas

Jornal Folha de São Paulo publicou matérias com informações de que exame nacional tem menor volume de inscritos em 17 anos e que apenas 1 em cada 4 estudantes que sai de escola publica presta o exame. 

A primeira matéria, publicada na sexta, 11, fala sobre a queda nos inscritos:

A queda histórica de participantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 levou a um esvaziamento das salas de aulas dos cursinhos populares, que são os principais locais de preparação para os estudantes mais vulneráveis.

Coordenadores desses cursinhos relatam que os alunos oriundos de escolas públicas não conseguem acompanhar as aulas por dificuldades financeiras e também por desestímulo, depois de dois anos de escolas fechadas durante a pandemia. Como reflexo, viram o número de matrículas cair e a evasão ao longo do ano chegar a até 50%.

O Enem é a principal porta de entrada no ensino superior do país e viveu durante o governo Jair Bolsonaro (PL) um processo de desidratação. Conforme mostrou a Folha, o exame deste ano, que começa neste domingo (13), recebeu 3,4 milhões de inscrições, o menor volume em 17 anos.

Já a segunda publicação, deste sábado, traz a preocupante proporção da participação dos alunos de escolas públicas no exame:

A proporção de alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais e fizeram o Enem caiu pela metade durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Na última edição realizada, só 1 em cada 4 fez o exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior.

Em 2021, apenas 26%, dos cerca de 1,7 milhão de estudantes que concluíram o 3º ano do ensino médio em escolas estaduais do país, fizeram o Enem. Em 2019, primeiro ano da gestão Bolsonaro, 50% fizeram a prova.

A participação dos estudantes de escolas estaduais no Enem na última edição é a menor registrada ao menos desde 2013, que foi o período analisado.

Houve ainda uma ampliação da desigualdade educacional entre alunos de escolas públicas e privadas. Já que a participação dos concluintes da rede particular se manteve no mesmo patamar, com 72% indo fazer a prova.

Juntas, as duas redes de ensino são responsáveis por 97% das matrículas do país nessa etapa, sendo que as escolas estaduais concentram a maior parte, 85%.

Os dados são de um estudo feito por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com apoio do Instituto Unibanco, a partir de informações fornecidas pelo Inep, órgão responsável pelo Enem.

 

Imagem em Pixabay.

Toque novamente para sair.