?>

Curtas

Documento do GSI sobre alerta da invasão dos Poderes mobiliza pedido de CPI

Documento do GSI sobre alerta da invasão dos Poderes mobiliza pedido de CPI

Politica por RED
10/02/2023 15:30 • Atualizado em 10/02/2023 13:49
Documento do GSI sobre alerta da invasão dos Poderes mobiliza pedido de CPI

Instalação da CPI é defendida por opositores do governo Lula, como o senador Marcos do Val

Um relatório sigiloso enviado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Congresso aponta que o governo foi informado sobre a possibilidade de haver atos violentos em Brasília no dia 8 de janeiro. Segundo o Globo, agora o documento tem sido usado para pressionar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos golpistas.

No comunicado de alerta, produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), braço do GSI, foi informado sobre “manifestantes com acesso a armas e com a intenção manifesta de invadir o Congresso Nacional”.

O documento foi compartilhado em um sistema integrado por 48 órgãos, inclusive federais, dois dias antes da invasão às sedes dos Três Poderes. Além disso, o alerta também foi enviado em grupo de WhatsApp formado por representantes de diferentes áreas do governo, mas uma parte da lista de contatos estava desatualizada, segundo a revista “Piauí”.

Para o Globo, o Ministério da Justiça informou que não sabia da existência desse canal de troca de informações. Algumas pastas também alegaram que não receberam a informação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

O mesmo documento só foi enviado dia 20 de janeiro à Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), com a assinatura do chefe do GSI, o general da reserva Gonçalves Dias. Dias após a invasão, o presidente Lula (PT) criticou as autoridades responsáveis pelas forças de segurança e inteligência, inclusive o GSI.

Agora o relatório tem sido usado para turbinar um pedido de instalação da CPI para investigar os atos golpistas. A ação é defendida por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), como o senador Marcos do Val (Podemos-ES). A ideia dos opositores ao governo petista, é implicar ministros do governo nas suspeitas de omissão sobre os ataques do dia 8.


Matéria publicada originalmente pelo Jornal GGN

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.