?>

Curtas

Discurso de Lula na ONU toca em questões sensíveis do mundo

Discurso de Lula na ONU toca em questões sensíveis do mundo

Espaço Plural por RED
21/09/2023 15:10 • Atualizado em 21/09/2023 14:53
Discurso de Lula na ONU toca em questões sensíveis do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na terça-feira, 19. Em seu discurso, afirmou que o combate à fome, às desigualdades sociais e às mudanças climáticas são os principais desafios dos líderes mundiais neste momento. Esta foi a oitava vez do presidente discursando na cúpula.

O cientista Político e professor de Relações Internacionais, Pedro Costa Júnior, destaca a habilidade e a genialidade política de Lula, que o coloca como líder do sul global. O professor acredita que os tratados no discurso foram o suficiente, sem necessidade de acrescentar nada.

“O Lula coloca no debate não só as questões de poder que são debatidas entre Estados Unidos e China como se fosse a única questão do mundo e ele pauta as questões internacionais a partir da desigualdade e da fome. E é muito bom que os Estados Unidos ouça o que o Lula tem a dizer porque ele está tocando na questão mais sensível do mundo”, afirma citando as palavras dos ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

O também cientista político e professor de Relações Internacionais, Bruno Lima Rocha, afirma que o conjunto de assuntos tratados por Lula, desde Julian Assange até a questão da fome, foi uma surpresa. “Quando ele fala da fome no planeta, pode até soar meio naive, meio inocente, mas em sendo quem é, com a assessoria que tem e com o embaixador Celso Amorim do lado, o que ele tá dizendo? Ele tá dizendo que torrando os recursos não renováveis e especulando com bens de primeira necessidade, não há governança que dê jeito. É impossível, vai ter problema o tempo inteiro”.

Assista ao programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.