Curtas
Comissão de Ética abre processo sobre casos das joias de Bolsonaro
Comissão de Ética abre processo sobre casos das joias de Bolsonaro
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu um processo para apurar a conduta dos envolvidos no caso das joias recebidas da Arábia Saudita, em outubro de 2021. Os conjuntos entram irregularmente no país pela comitiva do Ministério de Minas e Energia.
A decisão foi tomada em reunião ordinária da comissão na segunda-feira, 31. Serão investigados o ex-ministro da pasta Bento Albuquerque, o ex-secretário Especial da Receita Federal Júlio César Vieira Gomes e o ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência Marcelo da Silva Vieira.
Em nota, a comissão elenca os motivos da instauração do processo: “suposto desvio ético relacionado ao transporte de artigos de luxo em viagem oficial e condutas irregulares no desembarque alfandegário. Suposto desvio ético na utilização de órgão de controle aduaneiro com vistas à liberação dos bens. Suposto desvio ético na destinação das joias para o acervo privado presidencial. Juízo de admissibilidade. Esclarecimentos preliminares prestados. Indícios de conduta antiética”.
O caso veio a público em março em reportagem publicada pelo Estadão. A apuração revelou que integrantes do governo tentaram entrar dois conjuntos de joias sem a documentação necessária. Um foi apreendido pela Receita Federal, mas o outro não. A Polícia Federal (PF) investiga o caso.
Foto: Reprodução.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.