?>

Curtas

Ciclone no RS: número de mortos sobe para 31; Defesa Civil alerta para inundação do rio Jacuí

Ciclone no RS: número de mortos sobe para 31; Defesa Civil alerta para inundação do rio Jacuí

Meio Ambiente por RED
06/09/2023 14:06 • Atualizado em 19/09/2023 13:29
Ciclone no RS: número de mortos sobe para 31; Defesa Civil alerta para inundação do rio Jacuí

Subiu para 31 o número de mortos pela passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul entre o final de semana e segunda-feira, 4. Os números superam as 16 mortes registradas em junho, quando o primeiro ciclone do inverno atingiu o estado. Esta é a maior tragédia natural das últimas quatro décadas.

Até o momento, a cidade de Muçum foi a mais afetada, registrando 15 mortes. São 8 em Roca Sales, 2 em Ibiraiaras, 2 em Lajeado e 2 em Estrela. Os municípios de Mato Castelhano e Passo Fundo registraram uma morte cada.

Além das mortes, as fortes chuvas e inundações também tiraram as pessoas de suas casas. São 2.984 desalojados, 1.650 desabrigados e 70 cidades afetadas.

“Não tem sido um ano fácil para o Rio Grande do Sul. Mas nosso povo é resiliente e forte, e nós vamos estar unidos para superar essa adversidade, com toda a estrutura, com os servidores públicos, os militares, civis, voluntários, ações, prefeituras, sociedade civil engajada. Cada vida perdida não pode ser reposta, a gente lamenta cada uma delas. Vamos dar todo suporte para essas famílias”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Nesta quarta-feira, 6, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, estarão visitando as cidades de Muçum, Encantado e Caxias do Sul. Em nota, o ministério reafirmou que ajudar o estado com o que puder.

“Uma pergunta que já recebi é quanto terá à disposição para os municípios que foram atingidos. Não existe um limite. Vamos disponibilizar o que for preciso para atendimento humanitário, restabelecimentos dos serviços essenciais e, mais para frente, para reconstrução de infraestrutura destruída pelo desastre, o que também pode incluir moradias”, afirmou Waldez Góes. “No momento, nossa preocupação principal é garantir segurança, abrigo, água potável e alimentação para a população afetada” disse Góes.

Risco de inundação e novas chuvas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta nesta quarta-feira, 6, para o risco de inundação do rio Jacuí e Delta do Jacuí a partir de Triunfo. O alerta é válido até 8h da quinta-feira, 7.

Após as fortes chuvas, o órgão alertou para o risco de inundação também dos rios Caí, das Antas e Taquari.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta o estado. Desta vez, de tempestade para os municípios da metade sul e fronteira oeste. O aviso é válido das 21h desta quarta-feira até às 23h59 de quinta-feira.


Foto: Mauricio Tonetto/Governo RS.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.