?>

Curtas

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil e são recebidos por Lula

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil e são recebidos por Lula

Geral por RED
14/11/2023 10:31
Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil e são recebidos por Lula

Os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza durante as cinco semanas de ataque israelense já estão em território nacional. O grupo de 32 passageiros, sendo 17 crianças, desembarcou em Brasília na noite dessa segunda-feira (13), às 23h24, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O momento foi marcado por muita emoção, como quando a jovem Shaed Albanna, de 18 anos, que durante as últimas semanas mostrou nas redes sociais o que os brasileiros estavam enfrentando no território, desceu do avião ao lado da irmã abraçada à Bandeira brasileira.

“Não consigo acreditar que estou aqui. Viva, feliz, emocionada de verdade. Não estamos acreditando que chegamos. Finalmente estamos seguros. É muito bom a gente se sentir seguro. Faz muito tempo que não me sentia assim”.

A jovem pediu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resgatar parentes que ainda estão no meio do conflito. Lula, que recepcionou e abraçou os repatriados na Base Aérea junto com diversos ministros, afirmou que o governo brasileiro continuará tentando buscar todos os que quiserem sair da região do conflito e voltar para o Brasil ou, no caso de estrangeiros, acompanhar os parentes brasileiros.

Desde que os primeiros estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade começaram a deixar Gaza pela fronteira com o Egito, em 1º de novembro, esse grupo teve de esperar 12 dias até sentir o alívio de poder sair da zona de guerra. Quando finalmente saiu uma lista com seus nomes, ainda tiveram que aguardar dois dias até pisar em solo egípcio, porque a fronteira havia sido fechada na sexta-feira. No domingo, eles enfim a cruzaram.

Até então, outros 4 mil cidadãos foram autorizados a sair, a imensa maioria estadunidenses, num processo que provocou mal-estar e desconfianças em relação aos critérios usados pelas autoridades locais (israelenses e egípcias) na escolha dos nomes autorizados a deixar a região de conflito.

Os repatriados ficarão hospedados, por dois dias, em um alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Brasília. Nesse período, vão receber atendimento médico, psicológico e vacinação, além de regularizar a situação no país para ter acesso a políticas públicas e emprego.

Depois, parte do grupo irá para outras cidades: 24 para São Paulo (sendo 12 para casas de parentes e 12 em abrigos para refugiados no interior do estado), um para Novo Hamburgo (RS), um para Cuiabá e dois para Florianópolis. Quatro continuarão em Brasília. Os deslocamentos serão feitos em aviões da FAB.


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Toque novamente para sair.