?>

Curtas

Bolsonaro não comparecerá à cúpula do G20

Bolsonaro não comparecerá à cúpula do G20

Eleições 2022 por RED
13/11/2022 12:12
Bolsonaro não comparecerá à cúpula do G20

Gesto é inédito entre os presidentes brasileiros “marca um fim melancólico” da gestão Bolsonaro, diz Jamil Chade. 

Jair Bolsonaro (PL) não irá para a cúpula do G20, reunião dos líderes das maiores economia do mundo, que ocorre na próxima semana, na Indonésia. A informação foi confirmada pelo Itamaraty neste sábado (12).

“O gesto é inédito entre os presidentes brasileiros e marca um fim melancólico de seu governo”, escreveu o colunista Jamil Chade no Uol.

A desistência acontece em meio ao isolamento do atual líder do Executivo, que perdeu o cargo máximo do Palácio do Planalto para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo Chade, Bolsonaro decidiu não ir à reunião porque ele “se deu conta que nenhum outro governo desejava manter reuniões com ele e que o foco da comunidade internacional é mesmo com a posse do presidente eleito”.

Sem Bolsonaro, o chanceler Carlos França, o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos, e mais dois funcionários do Ministério das Relações Exteriores representarão o Brasil no G20. “Para diplomatas estrangeiros, a ausência de Bolsonaro é uma mistura de alívio e de “pena” diante do colapso de uma política externa de um país que servia de referência ao mundo”, relatou Chade.

Putin também não irá

Além de Bolsonaro, o presidente da Rússia Vladimir Putin também não irá ao encontro, por entender “que seria alvo de duros constrangimentos”, informou o colunista.

Também há possibilidade de que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, não participe.

 

Notícia publicada originalmente em GGN.

Foto – Isac Nóbrega/PR.

 

Toque novamente para sair.