?>

Curtas

Bolsonaro, Michelle e aliados: PF colhe depoimentos simultâneos sobre caso das joias

Bolsonaro, Michelle e aliados: PF colhe depoimentos simultâneos sobre caso das joias

Politica por RED
31/08/2023 08:00 • Atualizado em 31/08/2023 11:00
Bolsonaro, Michelle e aliados: PF colhe depoimentos simultâneos sobre caso das joias

A Polícia Federal ouve ao mesmo tempo nesta quinta-feira (31) Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, três assessores de confiança, um general e dois advogados do ex-presidente.

Na lista para depoimentos estão Mauro Cid e seu pai, o general da reserva Mauro Lourena Cid, os assessores Osmar Crivelatti e Marcelo Câmara, e os advogados Frederick Wassef e Fabio Wajngarten. Todos são citados na investigação dentro do inquérito das milícias digitais sobre suposto desvio, venda, recompra e devolução de presentes de alto valor recebidos por Bolsonaro de autoridades estrangeiras.

O objetivo dos depoimentos simultâneos é identificar possíveis contradições entre as versões apresentadas pelos depoentes. De acordo com a PF, teria sido montada uma ofensiva no Palácio do Planalto para driblar o registro dos presentes de delegações estrangeiras, como as joias sauditas, no setor responsável por catalogar os objetos.

Nas palavras de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) responsável pela relatoria do caso, há indícios de que o esquema foi realizado por “determinação” de Bolsonaro. Na mesma linha, a PF informou em nota que “há fortes indícios de que os investigados usaram a estrutura do Estado brasileiro para desviar de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras ao Presidente da República (…) com o intuito de gerar o enriquecimento ilícito do ex-presidente Jair Bolsonaro”.


 

Toque novamente para sair.