Curtas
Bolsonaro devolve kit de joias sauditas após determinação do TCU
Bolsonaro devolve kit de joias sauditas após determinação do TCU

Joias estavam em seu acervo pessoal
Após determinação do TCU (Tribunal de Contas da União), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou nesta sexta-feira, 24, as joias que recebeu de presente da Arábia Saudita em 2021.
O lote, composto por relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard, foi entregue à Caixa Econômica Federal em Brasília por meio dos advogados do ex-presidente.
A entrega foi confirmada à Folha de São Paulo por Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
O TCU havia determinado na semana passada que o material fosse entregue à Presidência da República. Já nesta semana, determinou à defesa de Bolsonaro que as joias deveriam ser entregues à Caixa. A justificativa é de que o Bolsonaro não poderia ficar com as joias, pois para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, deveria ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor, o que não é o caso.
O TCU também determinou que o conjunto de joias e relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita no aeroporto de Guarulhos (SP) em 2021, também seja enviado à Caixa.
Imagem: divulgação
Toque novamente para sair.