?>

Notícia

Bloqueios e boicotes de bolsonaristas foram tema do Espaço Plural: “A democracia não oferece a outra face”

Bloqueios e boicotes de bolsonaristas foram tema do Espaço Plural: “A democracia não oferece a outra face”

Eleições 2022 por RED
08/11/2022 17:51 • Atualizado em 09/11/2022 13:55
Bloqueios e boicotes de bolsonaristas foram tema do Espaço Plural: “A democracia não oferece a outra face”

O programa Espaço Plural – Debates e Entrevistas de hoje, 08, recebeu o jurista Lênio Streck e o cientista político Benedito Tadeu César para debater os bloqueios e boicotes promovidos por bolsonaristas.

Embasados em fatos e crenças que mais parecem ser de um mundo paralelo, os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro promovem manifestações pelo Brasil em função da não aceitação do resultado das urnas no último dia 30, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira da presidência a partir de 1º de janeiro de 2023. 

Leia mais sobre:

Realidade paralela de grupos antidemocráticos soma medo a teorias conspiratórias

Uma mulher enfrenta os fascistas da cidade que tentou parar o Brasil

Listas de ‘boicote a petistas’ no RS podem configurar dano moral e concorrência desleal, diz advogado

MP investiga manifestações discriminatórias e discurso de ódio de alunos de escolas particulares de Porto Alegre

 

Para Lênio Streck, estes movimentos tendem a perder força até o final do ano, a menos que sejam retroalimentados pelo gabinete do ódio e pela indústria das fake news. Mas alerta que é necessário olhar não apenas para frente, mas também para trás:

‘Esses movimentos não teriam crescido tanto se tivessem sido enfrentados de antemão. Isso é muito sério. Não são movimentos contra o aumento da passagem, etc, são movimentos contra a própria essência da democracia. E a democracia tem  eu limite nela mesma. Diferentemente da Bíblia, a democracia não oferece a outra face, porque se ela oferecer a outra face, ela fica sem rosto.”

O jurista também é enfático ao alertar que essas manifestação não devem ser consideradas pacíficas, pois a sua violência está intrínseca na sua motivação:

“Assim como no direito, que não permite qualquer coisa, porque se não ele não seria direito, pois ele surge justamente para limitar, a democracia é o próprio limite. Por isso, não podemos tratar como “ah, esses movimentos são pacíficos’. Pacíficos contra o que? São movimentos que querem derrubar a democracia. A violência é a própria antidemocracia,  é simbólica, que por sua vez, produz violência. Se as pessoas não se derme conta disso, vamos cair numa furada.”

Benedito Tadeu César ainda complementa que os últimos acontecimentos não podem ser tratados como mero descontentamento:

“Tem q ser reprimido porque são atos ilegais. É a manifestação de uma discordância de um processo eleitoral vencido por alguém que enfrentou a maior fraude do período democrático, com coação, compra de votos, assédio…”

O debate ainda tratou das implicações legais que podem ocorrer nesses casos e da conduta das forças de segurança na condução das situações. Para assistir o programa na íntegra, clique aqui. Lembrando que o Espaço Plural – Debates e Entrevistas vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 14h às 15h, aqui em nosso site e demais canais da RED e parceiros. 

 

Toque novamente para sair.