?>

Curtas

ARGENTINA: MASSA E MILEI NO 2º TURNO APÓS APURAÇÃO PRELIMINAR

ARGENTINA: MASSA E MILEI NO 2º TURNO APÓS APURAÇÃO PRELIMINAR

Noticia por RED
22/10/2023 21:53 • Atualizado em 23/10/2023 09:16
ARGENTINA: MASSA E MILEI NO 2º TURNO APÓS APURAÇÃO PRELIMINAR

Ministro da Economia e Deputado Ultraliberal Disputarão Presidência após Primárias

Na corrida presidencial argentina, a confirmação de um segundo turno definiu os principais candidatos como Sergio Massa, atual Ministro da Economia, e Javier Milei, notável deputado com ideais ultraliberais. Os resultados iniciais, após a apuração de 81,89% das urnas, indicaram que Massa obteve 36,11% dos votos, enquanto Milei alcançou 30,35%, e Patricia Bullrich conseguiu 23,69% do apoio eleitoral. Outros concorrentes, como Juan Schiaretti, com 7,18%, e Myriam Bregnan, com 2,64%, também desempenharam papéis na disputa.

Massa experimentou uma notável recuperação durante a campanha, em parte devido ao desempenho de seu colega de coligação, Alex Kicilof, que buscou a reeleição como governador da crucial província de Buenos Aires, que abriga 37% do eleitorado argentino.

O segundo turno foi agendado para 19 de novembro, e a posse do novo presidente está marcada para 10 de dezembro. Para vencer no primeiro turno, um candidato deveria ter obtido pelo menos 45% dos votos ou, alternativamente, 40% com uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

A participação eleitoral ficou relativamente baixa, com apenas 74% dos eleitores comparecendo no dia da eleição, possivelmente devido às condições climáticas desfavoráveis, incluindo chuva em várias regiões do país. Além da eleição presidencial, o pleito também envolveu a escolha dos membros do Congresso.

 

Com informações do Exame.

Foto: Oto de Tomas Cuesta/Agustín Marcarian/Pool/Getty Images

 

Toque novamente para sair.