?>

Curtas

Aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária são positivos para o desenvolvimento do país, destacam economistas

Aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária são positivos para o desenvolvimento do país, destacam economistas

Espaço Plural por RED
01/08/2023 15:05 • Atualizado em 11/08/2023 09:22
Aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária são positivos para o desenvolvimento do país, destacam economistas

Os primeiros seis meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram marcados pela mudança na política de preços da Petrobras, pela aprovação de reforma tributária na Câmara dos Deputados e pela redução da inflação. Além disso, a taxa básica de juros, a Selic, também é recorrente na pauta econômica.

Mas o principal assunto deste primeiro semestre foi o novo arcabouço fiscal, substituindo o teto de gastos. Para os professores de Economia Ladislau Dowbor e Rober Iturriet o teto de gastos era uma redução do Estado ao longo prazo e tratava como gasto aquilo que é investimento social.

“Nós precisamos de reformas estruturais, mas o espaço político permite pouca reformas estruturais. De certa maneira a gente vai abrindo brechas, abrindo devagarinho o espaço possível, considerando o Congresso que temos, considerando também o desmonte das instituições que caracterizou toda a parte, a partir de Temer e Bolsonaro. Então, essa parte do arcabouço é fundamental. A gente tem que ver que o dinheiro simplesmente não estava sendo utilizado de maneira útil para o país”, afirmou Dowbor.

O arcabouço foi aprovado, mas retornou à Câmara após sofrer mudanças no Senado. O texto da reforma tributária deve seguir o mesmo caminho, conforme apontou o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da proposta na Casa.

“Agora a reforma tributária é realmente algo que não é exatamente uma reforma é um recomeço de um sistema tributário, uma reconfiguração tributária que não há dúvidas de que vai ser muito bom pro país se aprovada pelos termos que passou pela Câmara. Só que vai ser a longo prazo, não é algo imediato”, disse Iturriet.

O Espaço Plural desta terça-feira, 01°, recebeu Ladislau Dowbor, professor de Economia da PUC-SP e consultor da ONU, e Rober Iturriet, doutor em Economia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante da diretoria do Instituto de Justiça Fiscal.

Assista ao programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: José Cruz / Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.