Curtas
Apagão afetou maioria dos estados e foi causada por uma “separação elétrica”, afirma ONS
Apagão afetou maioria dos estados e foi causada por uma “separação elétrica”, afirma ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que atingiu diversos estados brasileiros e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, 15, foi causada pela abertura das interligações entre as regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Até às 12h25, mais da metade da carga de energia já foi reestabelecida nos estados.
Segundo o órgão, uma “ocorrência” às 8h31 teria causado a abertura das interligações, levando a uma “separação elétrica” entre as regiões, como se a rede Norte e Nordeste tivesse sido desconectada do Sul e Sudeste. A região Centro-Oeste integra a região Sudeste.
“Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, informou em nota.
De acordo com o g1, somente o estado de Roraima não foi afetado por não fazer parte do Sistema Interligado Nacional. A última atualização antes da publicação desta notícia, às 12h25, 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste já havia sido recomposta. O reestabelecimento já está concluído nas demais regiões.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.