Curtas
Aliados de Bolsonaro temem medidas de retaliação do governo Lula
Aliados de Bolsonaro temem medidas de retaliação do governo Lula

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão tensos com “pacotes de maldades” que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode aplicar contra eles. As informações são da coluna da Malu Gaspar no jornal O Globo.
De acordo com a coluna, os bolsonaristas acreditam que o levantamento de sigilo de informações podem levar a diversas investigações. Uma das consequências temidas é a perda do direito de disputas eleições.
Entre os sigilos que podem ser levantados estão os processos de aquisição da vacina indiana Covaxin e a lista de quem visitou a primeira-dama, Michele Bolsonaro. As investigações da Receita Federal contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do Exército contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também podem vir à tona.
A coluna ainda informou que os aliados aconselharam o presidente Bolsonaro a “submergir” para evitar perseguição e apaziguar os ânimos.
Sobre a revogação dos decretos, foi anunciado ontem, 26, que oito decretos e uma portaria sobre armamentos são os primeiros da lista. Os textos, editados entre junho de 2019 e fevereiro de 2021, facilitam o registro, posse, porte e aquisição de armas e munições.
Durante a campanha, Lula anunciou que faria um revogaço imediato dos sigilos de 100 anos, mas foi aconselhado a desistir. Por sugestão do futuro ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, as revogações serão feitas gradualmente para haver uma avaliação caso a caso e evitar erros.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.