Curtas
Agência eleva nota de crédito do Brasil e indica desempenho econômico melhor que o esperado
Agência eleva nota de crédito do Brasil e indica desempenho econômico melhor que o esperado
A agência de classificação de risco Fitch elevou a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil a BB, com perspectiva estável. A nota anterior era BB-.
De acordo com relatório da Fitch, essa elevação reflete desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado, bem como expectativa de que novo governo trabalhará para mais melhoras. Além disso, a agência disse esperar que as novas regras fiscais e medidas tributárias no Brasil ancorem uma consolidação fiscal gradual.
A Fitch Ratings é uma das três agências risco de maior visibilidade no mundo, ao lado da Standard & Poor’s e a Moody’s.
O Grau de investimento que essas agências avaliam é uma condição de classificação de risco a papéis, empresas ou países para definir que se trata de um investimento seguro —ou seja, com baixo risco de calote.
As notas de crédito têm impacto sobre o custo da dívida de empresas e países. Quanto melhor a classificação, menor tende a ser o desembolso com os juros dos financiamentos, e vice-versa. Também servem para investidores estrangeiros como termômetro para saber se a remuneração de um papel está adequada ao risco do investimento.
Toque novamente para sair.