Curtas
Brasil tem 9 vezes mais gado e galinha do que gente
Brasil tem 9 vezes mais gado e galinha do que gente
A mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, no Brasil, o rebanho formado por bois, vacas, galinhas e frangos é aproximadamente nove vezes maior do que a quantidade de seres humanos no país, e maior do que a população de qualquer país do mundo.
Isso fora animais como porcos, codornas, cabras e ovelhas, que são mais numerosos do que a população de todos dos municípios brasileiros. E ainda existe uma quantidade incalculável de peixes e abelhas.
Enquanto o Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, os animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países soma 1,9 bilhão.
Todo esse montante produz muito do que comemos, bebemos e vestimos, no entanto, a pecuária é considerada uma das contribuintes para o aquecimento global. O Observatório do Clima apontou que a produção e a distribuição de alimentos foram responsáveis por 73,7% das emissões de gases poluentes no Brasil em 2021. E que a cadeia da carne bovina respondeu por 57,2% do total.
Além disso, das 1,8 bilhão de toneladas de gases liberadas com a produção e distribuição de alimentos naquele ano no país, a maior parte desse montante (56,3%) foi a partir do desmatamento para converter a terra em pasto para gado, que emite CO2.
Alguns números:
A carne de frango é a mais consumida no Brasil, que conta com um rebanho de 1.530.668.972 cabeças. A produção é de cerca de 14,5 milhões de quilos, sendo 9,7 consumidos internamente.
Já o gado possui um rebanho de 224.602.112 cabeças. A produção chega a 8,4 milhões de quilos, sendo 5,5 consumidos internamente.
A estimativa é que cada habitante do país consuma anualmente 25kg de carne bovina e 45kg de carne de frango.
Toque novamente para sair.